Custo de Vida: Córdoba - Argentina (Parte I)
Quando recebemos o convite de vir para Córdoba, uma das primeiras preocupações foi O CUSTO DE VIDA. Na época encontramos alguns sites de mercados, fizemos algumas pesquisas, mas viemos bastante inseguros do que encontraríamos. Agora já estamos um tempo aqui e aprendemos com alguns "tombos" que tomamos, então queremos compartilhar alguns detalhes importantes para quem está querendo vir morar neste lado do mundo.
Outra informação genérica é que usa-se muito dinheiro em espécie por aqui. Há algum tempo no Brasil usávamos somente cartão. Considere sempre andar com dinheiro aqui, pois o preço é diferente e não todos os lugares aceitam cartão (exemplo: taxi - não usa-se o Uber).
A próxima dica é pesquise muito. Devido ao constante ajuste de preços a diferença entre um local e outro pode ser muito significativa, isso ficou evidente quando estávamos preparando material sobre mercado e deixamos um comentário entre menos/maior preço.
Uma curiosidade é que a maior parte das coisas se concentram em ruas da cidade. Me explico, você quer comprar móveis vai na Rua Castro Barros, quer comprar bicicleta vai na Rua X, e assim por diante. Talvez tema para outro post...
Eletrodomésticos e Móveis
Quem vem para morar deve começar pensando na casa. Nossa recomendação (e não fizemos isso 😒) é trazer o que possa do Brasil. O preço dos eletrodomésticos é significativamente mais caro quando comparado a mesma qualidade. Em geral você pode encontrar produtos de menor qualidade por um custo menor, mas ainda assim superior ao que estamos acostumados.
Deixamos dois exemplos:
Lembre-se que em Córdoba a energia é 220V e o plug da tomada é do estilo "chato". Encontramos adaptadores de "redondo" para "chato" com certa facilidade.
Por último para que possam tirar dúvidas deixo o link de duas lojas (entre muitas outras) que podem ser uma referência para ter uma ideia de preço de eletrodomésticos e móveis.
https://www.garbarino.com/ e https://www.musimundo.com/
Estas duas ajudam para pesquisa online para quem ainda está longe e se preparando para vir, mas também estão em alguns pontos físicos da cidade. A dica permanece: não compre antes de pesquisar muito.
Comentários
Postar um comentário